Mundo da Keka || Experimentos
Menu
Titulação Olfativa

TITULAÇÃO OLFATIVA

O ponto de neutralização em uma titulação ácido-base é geralmente sinalizado por um indicador visual, tal como a fenolftaleína ou o azul de bromotimol. Mas podemos utilizar outro sentido - o olfato - para detectar o ponto de viragem, desde que tenhamos um indicador olfatatório, isto é, uma substância que apresente odores diferentes em pH acima ou abaixo de 7,0. A vanilina e o eugenol são dois exemplos: ambos apresentam odores diferenciados em função do pH.

O odor das cebolas é devido a presença de compostos orgânicos sulforados, tais como tióis, tioéteres e tiosulfinatos. Os mais importantes, nas cebolas, são o 1-propeniltiosulfinato, propil-tiosulfinato e metil-tiosulfinato. Estes compostos são voláteis somente em pH abaixo de 7,0 - fazendo com que, quando numa solução básica, eles não apresentem odor.

O experimento:

Parte A: entendendo o indicador

1) Prepare um suco de cebola, batendo pedaços de cebola com água, no liquidificador. Filtre o suco, para tirar os pedaços de sólido.
2) Molhe 3 pedaços pequenos de tecido com o suco de cebola. Cheire cada pedaço de tecido - todos tem cheiro de cebola.
3) Mergulhe o primeiro tecido em uma solução aquosa de 0,1M NaOH, o outro em uma solução aquosa de 0,1M de HCl, e o terceiro em água destilada.
4) Cheire cada pedaço de tecido novamente, e anote as observações - um deles não apresenta mais o odor de cebolas.
Parte B: A titulação com o indicador de cebola
1) Misture alguns pedaços de cebola a uma solução de NaOH (aproximadamente 0,1M) a ser titulada. Deixe sob agitação durante 15 minutos e filtre para se livrar o sólido. Separe 3 alíquotas desta solução em 2 erlenmeyers.
2) Encha uma bureta com 0,1M HCl (solução titulante). Titule, lentamente, a solução contida no primeiro erlenmeyer. A cada gota de ácido adicionado, cheire a solução que está sendo titulada - ao sentir o odor de cebolas, pare a titulação (este é o ponto de viragem).
3) Repita o procedimento com o segundo erlenmeyer, mas desta vez adicione algumas gotas de fenolftaleína à solução de NaOH com indicador de cebola. Compare o ponto de neutralização observado visualmente (fenolftaleína) com aquele observado pelo olfato (cebola).

Pronto: está completa a sua titulação olfatativa!!!
Não é este um bom experimento para alunos de Química Geral?!

Artigo adaptado do texto de John T. Wood e Roberta M. Eddy, publicado no exemplar de Março/1996 do Journal of Chemical Education, na página 257.
Fonte: QMC WEB

© 2005 2015 Mundo da Keka · - Todos os direitos reservados

Copyright © Henrique O. Negócios Digitais