Menu
Salvinorina A


C23H28O8

Salvinorina A é a principal molécula psicotrópica na Salvia divinorum, uma planta originária do México, que tem um longo histórico de uso como enteógeno pelos indigenas Xamãs e Mazatecas. É um composto diterpênico (que apenas contém átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio).


Cianocrilato de Metila

A palavra enteógeno, que significa literalmente "manifestação interior do divino", deriva de uma palavra grega, da mesma raiz da palavra "entusiasmo", que refere à comunhão religiosa sob efeito de substâncias visionárias. É o estado xamânico ou de êxtase induzida pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência, ocasionado por uma substância química, normalmente de origem vegetal, que é ingerido para produzir um estado de consciência não-ordinária para fins religiosos ou espirituais. Sabe-se que os índios mexicanos Mazatecas usavam três métodos tradicionais: infusão, mastigar e engolir e absorção interna.

Existem cerca de 900 espécies de sálvia, que incluem um grande número de plantas ornamentais e também a Salvia officinalis, usada na culinária. O gênero Salvia pertence à família da hortelã Lamiacae (anteriormente conhecida como Labiatae), que também inclui ervas familiares como o orégano e o basílico.


Cianocrilato de Metila

Figura 1. Salvia divinorum.

O termo Salvia divinorum traduz-se literalmente como "erva divina". A planta também é conhecida por termos mais populares, tais como: Ska (Maria) Pastora, folha da pastora, menta mágica, sava, hierba de los dioses, etc.

É oriunda de uma pequena área em Oaxaca, no México, onde cresce na área montanhosa dos índios Mazatecas. É uma planta perene que cresce entre 1 a 2 metros, e encontra-se normalmente em locais úmidos e à sombra. Os caules são angulares e ocos. As folhas são verde escuras, com 15 a 20 cm de comprimento e pontas dentadas. A planta floresce esporadicamente entre Outubro e Junho, e dá flores azuis ou brancas.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvinorina_
acessado em 22/09/2014

2.Figura
http://www.leelofland.com/wordpress/salvia-divinorum-hannah-montanas-drug-of-choice
acessado em 22/09/2014