Menu
Amônia


NH3

A amônia é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio, por ligações covalentes. Estes átomos distribuem-se numa geometria molecular piramidal. Como o nitrogênio possui 5 elétrons na última camada, ainda sobra um par de elétrons para ser compartilhado.


Amônia

Atualmente o processo de Haber-Bosch (cujo desenvolvimento valeu a Fritz Haber e a Carl Bosch o Prémio Nobel da Química de 1918 e 1931, respectivamente) é o mais importante método de obtenção da amônia. Neste processo, os gases nitrogênio e hidrogênio são combinados diretamente a uma pressão de 20 MPa e temperatura de 500°C, utilizando o ferro como catalisador. Reação de síntese do amoníaco:

N2(g) + 3 H2(g) <> 2 NH3(g)

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante e solúvel em água. Mas contanto que sempre sejam usadas máscaras apropriadas para gases e sempre se esteja atento para qualquer vazamento, a amônia pode ser usada tranquilamente.

É muito utilizada como agente refrigerante, na produção de ácido nítrico e na preparação de fertilizantes. Na indústria petroquímica a amônia é utilizada como base para neutralizar ácidos provenientes do óleo cru a fim de proteger da corrosão os equipamentos pelos quais esse óleo vai passar. Largamente utilizada para a extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus respectivos minérios. Reage com a água formando o hidróxido de amônio, conhecido por amoníaco:

NH3(g) + H2O(l) <> NH4OH(aq)

A amônia é facilmente biodegradável. As plantas o absorvem com muita facilidade, sendo um nutriente muito importante como fornecedor de nitrogênio para a produção de compostos orgânicos azotados (figura 1). Em concentrações muito altas, por exemplo, na água de consumo, pode causar danos graves, já que a amônia interfere no transporte do oxigênio pela hemoglobina.


####

Figura 1. Ciclo do nitrogênio.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://bioquimica.forumeiros.com/t832-reatividade-de-grupos-funcionais
acessado em 25/09/2013

2.Tema Amônia
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/amonia/
acessado em 24/09/2013

LEE, J. D. Química inorgânica. 5ª edição, São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

3.Figura 1- Ciclo do Nitrogênio
http://www.braziliankoi.com.br/Bkoi06b.htm
acessado em 25/09/2013