Menu
Acetato de Amila


C7H14O2

O acetato de amila é um éster de fórmula: CH3COOCH2CH2CH2CH2CH3. É um líquido com odor de banana, obtido pela reação (reação de esterificação) de ácido acético com álcool amílico em meio ácido (ácido sulfúrico). É utilizado como solvente e também como fixador em determinadas essências.


Acetato de Amila

A casca da banana representa cerca de 47 a 50% em peso da fruta madura mas, até o presente momento, não têm tido aplicações de ordem industrial, sendo esporadicamente utilizada, de forma direta, na alimentação animal, porém em escala reduzida (SILVA, 2009).

A extração do acetato de amila das cascas pode ser uma alternativa para a produção do aroma natural e também para a produção de biodiesel.

Receita: Brigadeiro de Casca de Banana

3 cascas de banana picadinhas
água (o suficiente para cozinhar a casca)
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de leite em pó
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 xícara (chá) de chocolate granulado


Acetato de Amila

Modo de fazer: numa panela, coloque as cascas da banana com a água e o açúcar e cozinha até ficar pastoso (pode bater no liquidificador). Acrescente os demais ingredientes, exceto o chocolate granulado, e mexa até desprender do fundo da panela. Coloque num prato e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no granulado.

Fonte:

SILVA, Mariana Borges de Lima. Qualidade físico-química e sensorial de aguardentes de polpa de banana e banana integral submetidos à hidrólise. Centro Federal de Educação Tecnológica. Uberaba: MG. 2009. Disponível em:
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/1003/796
acessado em 08/10/12

magem molécula:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetato_de_amila
acessado em 08/10/12

Imagem brigadeiro:
http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/doces-e-sobremesas/brigadeiro-croc-croc-14376.html
acessado em 08/10/12