Menu
Sacarose

Ca12H22O11

A sacarose, também conhecida como açúcar de mesa, é um dissacarídeo, formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese. Encontra-se na cana de açúcar (Sacharum officinarum) e na beterraba (Beta vulgaris), sendo que o suco da primeira, a garapa, contém de 15-20% e o da segunda de 14-18% de sacarose. È doce e a sua fermentação por leveduras é muito utilizada comercialmente.


Sacarose

É hidrolisada com grande facilidade por ácidos diluídos, gerando o ´´ açúcar invertido``, isto é, a mistura equimolar de D-glicose e D-frutose. A inversão da sacarose pode ser efetuada também enzimaticamente, com as invertase. Esse açúcar invertido é mais doce do que a sacarose, já que nesta mistura contém a frutose, assim é comum o uso do açúcar invertido em baolachas, doces, etc. Para as indústrias é interessante, pois há uma economia, já que por ser mais doce, pode-se colocar menor quantidade.

Quando a sacarose é aquecida, ocorre uma série de reações de decomposição. Cada molécula já tem vários átomos de oxigênio (em um certo sentido, já está parcialmente queimada) e o seu rearranjo é intesnificado pelo calor. Na formação do caramelo, há aldeídos (acroleínas), que dão odor e sabor característico. Quando a açúcar queima totalemte, se transforma em carbono carvão.