Menu
Nitroprussiato de sódio


Na2[Fe(CN)5NO]•2H2O

É um complexo químico inorgânico que pertence ao grupo sal. Este sal serve como fonte de óxido nítrico, que é um potente vasodilatador, tanto de veias como artérias, administrado por via intravenosa em pacientes em situação de emergência hipertensiva. É sensível a luz, quebrando-se, produz cianeto, que é tóxico.


Nitroprussiato de sódio

No metabolismo, libera lentamente cianeto, que é processado no fígado pela enzima rodanase junto com uma fonte de enxofre, como tiossulfato, para formar tiocianato. Pode reagir com a meta-hemoglobina. Em excesso, o cianeto rapidamente alcança níveis tóxicos. A meia-vida metabólica do nitroprussiato é de 1-2 minutos, mas o tiocianato pode demorar vários dias para ser excretado, e o tratamento não pode durar mais de 72 horas, sob monitoração constante da função renal e níveis de tiocianato no sangue.

Apesar de sua toxicidade, o nitroprussiato continua sendo usado, pois é uma das mais efetivas drogas para rápido controle de pressão sanguínea em cirurgias e alguns casos de hipertensão maligna. É contra-indicado em pacientes com insuficiência renal.

Estudos recentes mostram ser eficiente também contra as disfunções no cérebro das pessoas afetadas pela esquizofrenia.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitroprussiato_de_s%C3%B3dio
acessado em 31/10/2013

2.Tema
http://www5.usp.br/26801/substancia-usada-na-hipertensao-e-eficaz-para-tratar-esquizofrenia-revela-estudo-da-fmrp/
acessado em 04/11/2013