Menu
Acetato de Sódio

CH3COONa


Acetato de Sódio

É um composto cristalino incolor, que é conhecido como sal anidro ou trihidratado. Ambas as formas são solúveis em água e em etoxietano e ligeiramente solúveis em etanol. Como é um sal de uma base forte (hidróxido de sódio) e de um ácido fraco (ácido acético), o acetato ou etanoato de sódio é usado em tampões para controle de pH em muitas aplicações de laboratório, em produtos alimentares e em eletrogalvanização. É usado também na tinturaria, sabões e farmacêutica.

Além disso, por ser um processo altamente exotérmico, a cristalização do acetato de sódio encontrou aplicação em compressas quentes, na forma de uma bolsa plástica selada, contendo uma solução supersaturada de acetato de sódio em água e um pequeno disco metálico.


Acetato de Sódio

Cristalização do Acetato de Sódio.

Flexionando-se o disco metálico, dá-se início à cristalização do acetato de sódio, com consequente evolução de calor. Para que o sólido cristalizado se dissolva de novo, basta aquecer a bolsa contendo o acetato de sódio cristalizado em água fervente por aproximadamente 10 minutos.

Fonte:

http://www.xbox360videos.com/index.php?key=gelo+quente

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetato_de_s%C3%B3dio

http://ensquimica.blogspot.com/2007/12/recristalizao-do-acetato-de-sdio_04.html