Menu
Hexafluoreto de Enxofre

SF6

Hexafluoreto de Enxofre é um composto químico inorgânico. Apresenta ligações covalentes, formando uma molécula hipervalente (não obedece a regra do octeto). É um gás sintético, utilizado principalmente pela indústria elétrica, como meio isolante e extintor de arco elétrico, tanto em disjuntores, como em uma subestação blindada. Não é um gás tóxico, entretanto por ser mais denso que o ar, em ambientes fechados e de pouco espaço, expulsa o oxigênio, causando asfixia.


Hexafluoreto de Enxofre

Possui grande eletronegatividade, portanto extingue arcos elétricos. É quimicamente inerte, porém é 23.000 vezes mais nocivo para o efeito estufa que o dióxido de carbono. Entretanto, representa menos de 1% de colaboração no aquecimento global.

Uma curiosidade sobre esse gás é que, ao ser inalado, ele torna a voz mais grossa, efeito contrário ao do gás hélio. Isso ocorre porque é um gás 5 vezes mais denso que o ar, o que reduz a velocidade e a frequência das ondas sonoras. Além disso é usado na experiência da água invisível, na qual se enche um aquário com Hexafluoreto de Enxofre e se coloca um barco feito de alumínio, como ele está cheio de ar ele flutua como se estivesse sobre a água.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hexafluoreto_de_enxofre