Menu
Cobalamina


C63H88CoN14O14P

A cobalamina (ou cianocobalamina) é a vitamina B12. Possui uma função indispensável na formação do sangue, previne problemas cardíacos e derrame cerebral, necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12.


C63H88CoN14O14P

Segundo a organização norte-americana Food and Nutrition Board, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (µg) para adultos, 1,2 µg para crianças de até oito anos e 2,8 µg para gestantes e mães que amamentam

Algumas das principais fontes de vitamina B12 são: levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verdes, batatas, peixes, ovos, carnes, etc.

Sua deficiência pode provocar alterações neurológicas, fraqueza, convulsões, dano irreversível no tecido parietal gástrico, afta na boca, fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e perda de peso, dificuldade de concentração, formigamentos nas pernas.

Sobre as Vitaminas:

São compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.

O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12
acessado em 24/04/2013

2.Texto
http://www.tuasaude.com/alimentos-fonte-de-vitamina-b12/
acessado em 24/04/2013

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina - acessado em 24/04/2013

Herbert V. Vitamin B12: Plant sources, requirements, and assay. Am J Clin Nutr 1988; 48: 852-858.