Menu
Dimetiltriptamina

C12H16N2

Conhecida por N,N-dimetiltriptamina, cuja abreviatura é DMT, é uma substância pertencente ao grupo das triptaminas, encontrada em diversas espécies de plantas e também em alguns animais. É o princípio ativo de algumas das mais antigas bebidas sacramentais conhecidas e consumidas pelo ser humano, como a ayahuasca (o chá sagrado de religiões como o Santo Daime. Esse chá é produzido a partir da decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi e folhas do arbusto Psychotria viridis, que contém o princípio ativo dimetiltriptamina.


Dimetiltriptamina

O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena (para os cientistas, uma droga psicodélica), o ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo.

Em janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando o comércio e propagandas do mesmo, que só poderá ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam. A bebida chegou a ser proibida no país em 1985, sendo liberada dois anos depois, e ocorreu uma nova tentativa de proibição nos anos 1990.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayahuasca

http://mundodakeka.com.br/bkp/Moleculas/2010/www.ayahuasca-info.com/pt/chemistry/