Menu
Acrilamida


C3H5NO

Acrilamida ou propenamida é a amida derivada do ácido acrílico ao se substituir o OH da carboxila pelo NH2. Seu polímero é a poliacrilamida que é muito utilizado no tratamento de água potável, pois quando combinada com o material sólido torna mais fácil sua filtragem ou remoção de substâncias indesejáveis. No entanto após o tratamento os níveis dessas são muito baixos. É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda na construção civil, nas fundações de represas e túneis.


Acrilamida

A ingestão da acrilamida pode causar danos à saúde, ela é conhecida por causar câncer em animais. Além de apresentar propriedades carcinogênicas e genotóxicas (alterações tóxicas induzidas sobre o DNA celular), a acrilamida pode provocar danos ao sistema nervoso.

Pode ser produzida naturalmente em alguns alimentos que tenham sido cozidos ou processados a altas temperaturas. O nível dessa substância aumenta de acordo com a duração do aquecimento. Os níveis mais elevados foram encontrados em alimentos ricos em amido (batatas e produtos de cereais). A formação dessa molécula nas batatas não ocorre quando elas são assadas a 100ºC, contudo, a 120ºC, observa-se um pequeno aumento no teor de acrilamida formada.

Para evitar a formação de acrilamida, os alimentos não devem ser excessivamente cozidos, por longo tempo, a temperaturas superiores a 120º C. Os alimentos ricos em carboidratos não devem ser fritos ou assados até ficarem escurecidos. Uma alternativa para redução do teor de acrilamida nos alimentos é a imersão das batatas em solução de ácido acético (vinagre) e o aumento do tempo de fermentação durante o processamento dos pães.

Os níveis de acrilamida encontrados em alguns alimentos são superiores aos recomendados para água potável. O limite máximo na água potável, estabelecido no Brasil está na Portaria MS n. 518, de 25 de março de 2004, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, esta portaria fixa o limite de 0,5 g/L para presença de acrilamida na água potável, o mesmo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Uma outra aplicação bem interessante da poliacrilamida é a utilização como decoração em vasos. São aquelas bolinhas coloridas, conhecidas como cristais de água. Como esse polímero absorve bastante água, funciona como um hidrogel e pode ser utilizado para o cultivo de pequenas plantas.


####

Fonte:

Fonte 1 - Molécula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acrilamida
acessado em 25/05/2012

Fonte 2 - Acrilamida: perigo para a Saúde
http://www.cban.com.br/v2/?p=261
acessado em 25/05/2012

Fonte 3 - Polímeros e Interações Moleculares
http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a05.pdf
acessado em 25/05/2012

Fonte 4 - Imagem Vaso com bolinas de poliacrilamida
http://www.coresdacasa.com.br/2009/09/gelatina-para-enfeitar-casa.html
acessado em 25/05/2012