Menu
Citrato de Trietila

C12H20O7

Essa substância é classificada com um éster do ácido cítrico. É inodora, incolor e utilizada como aditivo alimentar (nº EE 1505). É um amido modificado. Também pode ser usado em revestimentos farmacêuticos e plásticos.


Citrato de Trietila

Amidos nativos possuem certas características inerentes ao seu uso no desenvolvimento de produtos alimentícios, farmacêuticos, e industriais. Entre outras vantagens, eles são prontamente disponíveis, geralmente com preços baixos, e é apresentado como um ingrediente natural no rótulo de produtos. No entanto, com o advento de sistemas de processamento mais sofisticados, foi possível obter produtos derivados do amido que pudessem atender necessidades específicas da indústria, que não poderiam ser atendidas com o uso de amidos regulares ou "in natura". Esses novos produtos foram denominados amidos modificados. As técnicas e reagentes usados na manufatura, tanto dos amidos modificados alimentícios, como nos industriais, tem sido profundamente pesquisados e testados para melhorar sua funcionalidade. Os amidos modificados são obtidos por reações químicas de substituição e cruzamento, as quais proporcionam amidos com diferentes características de textura, viscosidade, estabilização e emulsificação.


Citrato de Trietila

Figura 1. Cremosidade do alimento é proporcionada pelo amido modificado (1).

Processo de modificação

É feita uma suspensão aquosa de amido sob contínua agitação, adicionada de hipoclorito de sódio, contendo uma pequena quantidade hidróxido de sódio. A solução deve ser colocada lentamente em contato com a suspensão de amido em reator, e mantida a 48o C. Resfriadores devem ser instalados para remover o calor produzido pela oxidação. Quando o grau de oxidação desejado é atingido, a solução é tratada com anti-oxidante (Bissulfito de Sódio). O pH deve ser corrigido, a solução filtrada, lavada e seca. Produtos com larga margem de oxidação podem ser obtidos. A oxidação do amido não promove a ruptura do grânulo, ou seja, mantém a estrutura original, e é insolúvel em água fria. Este produto é extremamente branco, apresenta pasta clara e baixa tendência a espessamento ou retrogradação. Depois de secos, os filmes formados por amidos oxidados são claros e firmes. Este tipo de amido pode ser usado em indústria de papel, na colagem superficial; indústria têxtil, na engomagem dos fios; e como componentes em adesivos. Para aplicação em indústria alimentícia, seu desempenho é bom quando são desejados: baixa viscosidade, alto teor de sólidos e textura cremosa, como em recheios de pães.

Fonte:

Fonte 1 - Imagem
http://www.gemacomtech.com/produtos/amidos-modificados-30
acessado em 31/05/11

Fonte 2 - Citrato de Trietila
http://en.wikipedia.org/wiki/Triethyl_citrate
acessado em 31/05/11

Fonte 3 - Amido Modificado
http://www.engalimentos.com.br/post/2008/08/13/amidos_modificados.aspx
acessado em 31/05/11