Menu
Farneseno

C15H24

Esse hidrocarboneto é um combustível derivado da cana-de-açúcar e tem todas as propriedades essenciais do diesel de petróleo, mas nenhuma das indesejadas, como a mistura de enxofre, um poluente altamente tóxico.


Eteviosídeo

Essa molécula é produzida a partir de modificações genéticas em linhagens comerciais da levedura Saccharomyces cerevisiae, responsável por transformar o caldo de cana em etanol durante o processo de fermentação nas usinas. A transformação faz o microorganismo secretar uma substância chamada farneseno, em vez de etanol, que pode ser utilizado em qualquer motor diesel, principalmente em caminhões, ônibus e tratores.

É renovável em relação ao carbono que emite para a atmosfera, a exemplo do que já ocorre com o etanol, o CO2 que sai do escapamento é absorvido, via fotossíntese pela nova cana que está brotando no campo. Quando a cana é colhida, o carbono é convertido novamente em combustíveis, reemitido, reabsorvido, eis ai o ciclo do berço ao berço.

A produção está prevista no Brasil para esse ano, por meio de parceria entre a Votorantin Novos Negócios (VNN) e a Usina Santa Elisa, de Sertãozinho.

Fonte:

http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3689&bd=1&pg=1&lg=

http://pt.wikipedia.org/wiki/Farneceno

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1846524-diesel-cana-a%C3%A7%C3%BAcar-ser%C3%A1-produzido/