Menu
Geraniol


C10H18O

Geraniol é um monoterpenóide e um álcool. O grupo funcional baseado no geraniol (ligado a uma cadeia carbônica pela hidroxíla) é chamado geranila.


Geraniol

É a parte primária do óleo-de-rosas, do óleo de palma rosa e do óleo de citronela. Também é encontrado no gerânio, limão e muitos outros óleos essenciais. Possui um odor semelhante à rosa, sendo usado em perfumes. Também é usado na composição dos sabores como pera, amora, melão, maçã vermelha, lima, laranja, limão, melancia, abacaxi e mirtilo ("blueberry"). Pesquisas tem evidenciado o geraniol como um efetivo repelente de insetos.

Ele também é produzido por glândulas olfativas de abelhas para ajudar a marcar as flores com néctar e localizar as entradas para suas colmeias. Em 1994, relatórios realizados por cinco grandes companhias de cigarro listaram o geraniol como um dos 599 aditivos do cigarro, para melhorar seu gosto.

Conhecido por ser um óleo tipicamente feminino, apresenta um aroma floral, forte e intenso. Atenua os efeitos desagradáveis da Tensão Pré-Menstrual (TPM), trazendo estabilidade emocional, e da menopausa, combatendo as ondas de calor e os estados depressivos típicos desta fase da vida.

Para ajudar a minimizar os sintomas da TPM, como dores de cabeça, irritação, cólicas, dores nas mamas, enjoos e, principalmente, oscilações de humor basta misturar duas gotas de óleo de gerânio com duas gotas de óleo essencial de grapefruit e duas gotas de óleo essencial de pau rosa. Essa sinergia pode ser colocada em creme ou gel neutro e aplicada diariamente no corpo. Ainda é possível utilizar a mistura em escalda-pés ou aromatizadores de ambiente.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geraniol
acessado em 06/07/2014

2.Tema: Figura 1- Fontes de Colesterol
http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/colesterol-e-triglicerideos-altos-no-sangue/ref1238131641991.html
acessado em 02/06/2014

3.Tema: Figura 2 – Níveis de colesterol no sangue
http://www.becel.com.br/proactiv/o-que-e-colesterol
acessado em 02/06/2014

Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults. Executive summary of the third report of the National Cholesterol Education Program (NCEP) expert panel on detection, evaluation, and treatment of high blood cholesterol in adults (Adult Treatment Panel III).JAMA. 2001;285:2486-2497. Updated 2004.