Menu
Sílica

SiO2


Sílica

O dióxido de silício, vulgarmente chamado sílica, é um dos mais importantes compostos de silício que ocorre na Natureza, encontrado principalmente no mineral quartzo. Este mineral é abundante na areia e no granito


Sílica Sílica Sílica

A sílica e seus compostos constituem cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. Encontra-se em quase todos os organismos vivos e é possível que o silício tenha desempenhado um papel importante, ou mesmo indispensável, no aparecimento da vida da Terra.

A unidade estrutural básica da maioria das formas da sílica e dos silicatos é um arranjo tetraédrico de 4 átomos de oxigênio ao redor de um átomo de silício centralizado, silício tetraédrico, SiO4.

A Sílica é um material básico na indústria de vidro, cerâmicas e refratários, e é uma importante matéria prima na produção de silicatos solúveis, silício e seus derivados, como silicones.

Pode se apresentar na forma cristalina, em oito diferentes arranjos estruturais (polimorfos) que ocorrem na natureza, no entanto sete dentre esses são mais importantes nas condições da crosta terrestre: a-quartzo, cristobalita, tridimita, moganita, keatita, coesita e stishovita. E também pode se apresentar na forma vítrea, amorfa. O que difere é a organização das partículas no arranjo. Confira mais informações no artigo Vidros.

Pesquisa realiza por: Alunos ETECAP

Fonte:

http://www.fundacentro.gov.br/SES/silica_base_2.asp?D=SES