Menu
Colecalcioferol

C27H44O


Colecalciferol é uma forma de Vitamina D, chamada Vitamina D3, que é uma vitamina solúvel em gordura que pode ser armazenada nas células adiposas para uso futuro, no entanto, a deficiência dessa vitamina no organismo pode ter efeitos adversos sobre a saúde de um indivíduo. 

Colecalcioferol

Existem duas formas de que a vitamina D: o colecalciferol (cholecalciferol), produzido pelo organismo humano quando o mesmo está exposto diretamente aos raios UVB do sol, sendo a melhor fonte natural de vitamina D. A segunda forma da vitamina D é o ergocalciferol, conhecida como vitamina D2. 

A vitamina D promove a saúde dos dentes e ossos em crianças, contribuindo para o não aparecimento do raquitismo. Além disso, melhora a densidade óssea (massa óssea), auxilia na construção e prevenção da perda óssea, além de proteger o corpo contra a fraqueza muscular, vez que promove a maior absorção de cálcio no sangue. 

A vitamina D3 também reduz o risco de certos tipos de câncer em homens e mulheres, como câncer de próstata, câncer de mama e câncer de cólon. Pode reduzir riscos associados à gravidez certas infecções relacionadas, incluindo vaginose bacteriana (vaginite), que representa uma ameaça de parto prematuro e óbito fetal. Previne ou melhora as condições, tais como diabetes e esclerose múltipla. Ela também pode reduzir o risco de doença cardíaca, pressão arterial e os níveis de colesterol ruim no corpo. Aprimora o funcionamento do sistema imune (sistema imunológico), prevenindo assim, o surgimento de doenças auto-imunes, como a gripe e alergias sazonais. 

Devido ao fato da vitamina D influenciar a produção de hormônios no corpo, também pode melhorar determinadas condições de pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de controlar o humor. Em países que têm condições de luz baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada de vitamina D através da síntese natural. Durante este período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar na redução dos sintomas de depressão e transtorno afetivo sazonal. 



Fonte:

1.Imagem Molécula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colecalciferol acessado em 10/12/2014

2.Importancia da Vitamina D
http://www.infoescola.com/bioquimica/vitamina-d/ acessado em 10/12/2014

 

\