Menu
B-Alanina


C3H7NO2

Beta-alanina (ou ß-alanina) é um beta-aminoácido, isômero de posição da alanina. Ocorre naturalmente, sendo um aminoácido no qual o grupo amino encontra-se na posição ß do grupo carboxilato. O nome IUPAC para a ß-alanina é ácido 3-aminopropanóico.


B-Alanina

É um componente dos peptídeos carnosina e anserina, que ocorrem naturalmente e também do ácido pantotênico (vitamina B5), o qual é um componente da coenzima A. sob condições normais, ß-alanina é metabolizada em ácido acético.

ß-alanina é o precursor limitante de taxa da carnosina, o que significa dizer que os níveis de carnosina estão limitadas pela quantidade de ß-alanina disponível. A suplementação com ß-alanina tem sido evidenciada como propiciando o aumento da concentração de carnosina nos músculos, reduzindo a fadiga em atletas e aumentando o trabalho muscular total realizado. [1][2]

Quando muitos íons de H+ são produzidos naturalmente pelo metabolismo celular, o pH sanguíneo (que significa a quantidade de íons de hidrogênio no sangue, apontando os níveis de acidez) tende a diminuir, ou simplesmente, ficar mais ácido. Essa relação é disposta individualmente de acordo com os sistemas biológicos (em especial o sistema de tamponamento) de cada um e, claro, com as condições fisiológicas em que o indivíduo se encontra. Quanto mais prótons forem armazenados, mais o poder de controlar o pHretardar a fadiga.

Esses prótons fazem parte, por exemplo, do bicarbonato, que tem como fórmula molecular HCO3-.Para os leigos em química, basicamente a reação que acontece para estabilizar o pH sanguíneo, é deixar no seu pH neutro, fazendo com que o bicarbonato traga para si os íons de hidrogênio circulantes, por meio da reação:

H+ + HCO3-<> H2CO3

Essa reação basicamente é controlada pela eliminação de CO2 pela respiração pulmonar. Porém, esse sistema funciona em um limite, ou seja, ela não consegue superar os níveis de acidose em um exercício intenso.

Quanto maior o tamponamento no sangue, menor será a fadiga muscular pela baixa acidose e consequentemente maior será o seu desempenho físico. Além dos sistemas biológicos mais comuns de tamponamento, como o bicarbonato, é possível a utilização de alguns aminoácidos com a mesma finalidade, sendo que um desses é a B-Alanina.

Fonte:

1)Derave W, Ozdemir MS, Harris R, Pottier A, Reyngoudt H, Koppo K, Wise JA, Achten E..(August 9, 2007). "Beta-alanine supplementation augments muscle carnosine content and attenuates fatigue during repeated isokinetic contraction bouts in trained sprinters". J ApplPhysiol 103 (5): 1736.

(2)Hill CA, Harris RC, Kim HJ, Harris BD, Sale C, Boobis LH, Kim CK, Wise JA..(2007). "Influence of beta-alanine supplementation on skeletal muscle carnosine concentrations and high intensity cycling capacity".Amino Acids 32 (2): 225–33.

(Imagem) http://pt.wikipedia.org/wiki/Beta-alanina
acessado em 8/01/2013