Menu
Sarin

C4H10FO2P

Sarin é um composto utilizado como arma química, altamente tóxico, tanto em sua forma líquida como na forma gasosa. É um composto orgânico do tipo organofosforado, sendo usado desde a segunda guerra mundial.


Sarin

Age de maneira rápida atingindo o sistema nervoso central, sofre variação com o pH do meio, sendo mais 'potente' com pH entre 2 e 8.

O Sarin pode ser utilizado em mísseis, por exemplo, colocado em mistura com outros compostos, entre eles o isopropanol, ou isopropalamina com ácido fluorídrico. Também pode ser utilizado em "sprays", como gás ou líquido. Este último pode ser adicionado à alimentação, de forma a contaminar quem a consumir.

O Sarin pode matar em questão de minutos, após a exposição. A substância penetra no corpo por inalação, ingestão, ou também pelos olhos, ou pela pele. Os sintomas variam, no entanto, os mais comuns são olhos lacrimejantes e salivação. Ocorre a contração das pupilas, sudorese(suor excessivo), bem como dificuldade de respirar, visão turva, náusea, vômito espasmos e dor de cabeça.

A morte se dá pelo ataque à musculatura, ou seja, no momento em que ocorre o ataque à musculatura corporal, ocorre a incapacidade da sustentação de funções como a respiração, pois ocorre a paralisia dos músculos. O efeito tóxico do composto depende da concentração de ar inalado, ou seja, da quantidade de vapor de sarin presente no ambiente.

Fonte:

Fonte 1
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/armas-quimicas