Menu
Colecalcioferol

C24H27N2O13


As betalaínas são compostos solúveis em água, localizados nos vacúolos das plantas. Seu precursor comum é o ácido betalâmico. Produzem coloração vermelha, amarela, pink e laranja em flores e frutas, sendo que a beterraba constitui a principal fonte deste pigmento. 

Colecalcioferol

Dentre suas propriedades funcionais, as betalaínas são identificadas como um antioxidante natural por estarem envolvidas na proteção da partícula de LDL-colesterol, contra modificações oxidativas. Demonstraram atuar também na prevenção de alguns tipos de câncer, dentre eles os cânceres de pele e fígado, devido suas propriedades antioxidantes. 

Uma das utilizações desse grupo de moléculas é como corante para a indústria de alimentos, pois apresentam boa solubilidade e estabilidade. São aplicadas em produtos lácteos, como sorvetes e iogurtes, balas, confeitos, entre outros. 


Tabela 1. Aplicação de pó de raiz de beterraba como corante natural em produtos.



Dica de saúde

Suco de beterraba, cenoura e maça: 

beterraba: contém vitamina A, B1, B2, C, além de potássio, sódio cálcio e ferro. É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, o que melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce. Ajuda a melhorar o sistema imunológico e ajuda a prevenir as células cancerígenas. Contra: alto teor calórico, portanto, vá com calma. 

cenoura: rica em betacaroteno, vitamina A, C, B2 e B3, além de fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, a cenoura melhora a visão, ajuda a prevenir vários tipos de cânceres, é fundamental para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), a cenoura regula o açúcar no sangue, fortalece a saúde pulmonar e do cólon, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda favorece o bronzeamento. Contra: alto teor calórico. 

- maçã: rica em vitamina B1, B2 e em niacina, ferro e fósforo. Em sua casca encontra-se um alto teor de pectina que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. A maçã tem alto valor nutritivo e baixo teor calórico, sendo ótimo alimento para quem não quer ganhar peso. A maçã ajuda a circulação sanguínea, prevenindo as doenças cardíacas. É um excelente regulador intestinal pois, possui alto índice de fibras, o que também é excelente para o sistema disgestivo, auxiliando a digestão, a aparência e saúde da pele e seus anexos, ajuda na fadiga mental e ainda protege as cordas vocais. 

Como fazer o suco: separe uma beterraba pequena, uma cenoura e uma maçã. Lave todos os ingredientes com água. Corte-os em retângulos pequenos e jogue-os na centrífuga ou liquidificador. Acrescente uma lâmina de limão ou lima ou folhas de hortelã para dar mais sabor ao suco e gelo. Agora, é só beber. 


Figura 1. Suco de beterraba, cenoura e maçã.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://www.food-info.net/pl/colour/beetroot.htm acessado em 17/01/2015

2.Imagem suco
http://alessandrafaria.com/2012/09/suco-de-frutas-milagroso-beterraba-maca-cenoura/ acessado em 23/01/2014

3.Tabela
http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=70 acessado em 17/01/2015

4.Texto
CAI, Y.Z.; SUN, M.; CORKE, H. Characterization and application of betalain pigments from plants of bisdemethoxycurcumin. Food Chem., n.98, p.720-724, 2006. LILA, M. A. Plant pigments and human health. In: DAVIS, S. Plant pigments and their manipulation. Oxford: CRC Press/Blackwell Publ., 2004. p.248-274. the Amaranthaceae. Trends Food Sci. Technol., n.16, p.370-376, 2005. 

 

\