Menu
Cloreto de Cobalto


[CoCl4]2-


Cloreto de Cobalto

O cobalto (Co) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente de cor cinzenta, brilhante e magnético, que se localiza no grupo 9 e período 4 da Tabela Periódica. Uma das geometrias formadas é a tetraédrica.

Foi descoberto em 1735 em Estocolmo, Suécia e isolado em 1742 pelo cientista G. Brandt. O nome cobalto deriva do alemão kobald, que significa gnomo. Os antigos mineiros acreditavam que os gnomos “roubavam” o ouro e deixavam o cobalto no lugar. Desde aquela época já se sabia dos efeitos tóxicos dos sais de cobalto.

Os minerais de cobalto encontram-se juntamente com os de níquel, principalmente como esmaltite (CoAs2) e cobaltite (CoAsS).

É um sal inorgânico que apresenta variação de cor conforme seu grau de hidratação. Quando anidro, a coloração é azul e quando hidratado, a coloração é rosa, conforme ilustrado na reação abaixo. Por essa propriedade, essa substância é muito utilizada para indicar presença de umidade, como nos galinhos do tempo.


Cloreto de Cobalto
Cloreto de Cobalto

Figura 1. Galinho do tempo: quando está azul indica tempo bom (baixa umidade) e quando está rosa indica tempo de chuva (alta umidade no ar).

O cloreto de cobalto também é muito utilizado como pigmento em tintas de cabelo, xerox, tatuagem, esmaltes, maquiagens, etc. Pode causar alergia às pessoas sensíveis a essa substância.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://www.chemicool.com/definition/complex.html
acessado em 26/01/2014

2.Imagem Molécula 3D
http://www.chemtube3d.com/gallery/structurepages/cocl42-.html
acessado em 13/12/2013

3.Reação e Imagem Galinho do tempo
http://www.brasilescola.com/quimica/como-funciona-galinho-tempo.htm
acessado em 26/01/2014

Cobalto. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2014. Disponível: http://www.infopedia.pt/$cobalto> acessado em 23/01/2014

ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001