Menu
Nimesulida


C13H12N2O5S

O nome químico do composto, 4-nitro-2-fenoxi-metanosulfonanilida, serviu de base para o nome genérico do fármaco, isto é, nimesulida. É um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides, combate os processos inflamatórios, as dores e a febre.


Nimesulida

Foi desenvolvida pelo Dr. George Moore e colaboradores nos Laboratórios Riker (mais tarde adquiridos pelo 3M Co.). Em 1980 foi licenciada pela companhia de saúde suíça, HelsinnHealthcare SA, que continuou a investir em investigações intensivas no fármaco. Atualmente é vendido em todo o mundo, em mais de 50 países, incluindo os da União Europeia, América Central e América do Sul, China, Índia e sudeste da Ásia.

Efeitos Colaterais

Febre, náuseas e epigastralgias (dor de estômago), geralmente leves e transitórias. Estes efeitos, dificilmente são de ordem tal que seja necessária a suspensão do tratamento. À semelhança de outros fármacos anti-inflamatórios não esteroides, o medicamento pode provocar sonolência, vertigens, ulcerações pépticas e sangramento gastrointestinal. Foram observados, raras vezes, casos de erupções cutâneas do tipo alérgico.

Fonte:

Imagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nimesulida
acessado em 21/01/2013