Menu
Peróxido de Benzoíla

C14H10O4

Essa substância, que apresenta a função peróxido (- O – O -) é agente oxidante muito utilizado contra acne, podendo ser indicado para acne comedonal, papular e pustular. Os melhores resultados são obtidos após dois ou três meses, podendo ser verificados após algumas semanas no tratamento da acne leve a moderada. Propriedades:


Peróxido de Benzoíla

Queratolítica: Causa descamação das camadas superficiais da pele.

Comedolítica: Penetra no folículo pilossebáceo, auxiliando a dissolver o sebo dos microcomedões e comedões, prevenindo sua formação.

Antibacteriana: Contém em sua formulação um oxigênio de radical livre. Este oxigênio interfere no crescimento e reprodução da bactéria anaeróbica, o Propionibacterium acnes.

Eritema, descamação, queimação e irritação podem advir do uso de peróxido de benzoíla; essas reações logo desaparecem à medida que a pele do paciente se acostuma ao produto. A dosagem deve ser estabelecida pelo seu médico. Nunca faça uso de medicamentos sem conhecimento de um profissional.

Recomenda-se cautela no uso por gestantes e lactantes, assim como por crianças menores de 12 anos. O peróxido de benzoíla mancha os cabelos e tecidos coloridos. É importante evitar o contato do produto com olhos e mucosas

Fonte:

Fonte 1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%B3xido_de_benzo%C3%ADla