Menu
Piperina

C17H19O3N


Piperina

A piperina é o componente ativo da pimenta-do-reino (fruto da trepadeira tropical Piper nigrum). A pimenta-do-reino preta é obtida deixando o fruto verde fermentar sob a ação do fungo Glomerella cingulata e, depois, secando as sementes. A pimenta branca é obtida removendo a pele e a polpa dos frutos maduros e secando as sementes.

Estimula a secreção da saliva, que auxilia a digestão. Também estimula os movimentos do colo intestinal e auxilia a movimentação dos restos de comida. No ânus pode causar coceira (purido) e uma sensação de calor durante a defecação. Especula-se que a sensação de bem-estar que se obtém depois de uma refeição condimentada é devida à capacidade destes compostos de estimular a liberação de endorfinas balsâmicas no cérebro.

A piperina é um alcalóide e sua presença é provavelmente uma adaptação para a proteção da planta. Um outro condimento “quente” é a Capsaicina, componente de vários tipos de pimentas, como as vermelhas e as verdes, e tem as mesmas propriedades da piperina.

As pimentas não têm um “sabor”, estão relacionadas à sensação de dor (queimadura pelo calor).

Fonte: