Menu
Octano

C8H18

O octano é um hidrocarboneto, sendo formados unicamente por carbono e hidrogênio.


Octano

A cadeia do octano é considerada alifática por ser aberta e, saturada por ter os átomos de carbono ligados entre si por ligações simples. É considerado um hidrocarboneto de cadeia reta porque todos os átomos de carbono estão numa linha, sem ramificações. Mas “cadeia reta” não significa “geometricamente reta”. Toda a cadeia de hidrocarboneto é um ziguezague de átomos de carbono, sendo flexível; e cada átomo de carbono pode girar em torno de sua ligação com o vizinho.

O octano é um dos componentes de gasolina, e se toma como unidade para expressar o poder antidetonante da gasolina (índice de octanagem). O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o "NO", mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte às altas compressões sem sofrer a detonação (capacidade para resistir à combustão da máquina).

No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que são:
• gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela ) • gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul) • gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool ) • gasolina verde - cujo NO = 110 – 130 (é somente utilizada na aeronáutica)

Pesquisa realizada por: Alunos ETECAP

Fonte:

http://www.brasilescola.com/fisica/gasolina.htm