Menu
Cisplatina


Cl2H6N2Pt

A cisplatina ou cis-diaminodicloroplatina (II) é um composto inorgânico, de coordenação planar, que contém um átomo central de platina rodeado por dois átomos de cloro e dois grupos amônia. Foi sintetizada em 1844 por Michel Peyrone, ficando com a designação de cloreto de Peyrone.


Cisplatina

É uma das drogas utilizadas na quimioterapia, para tratamento do câncer em diversas neoplasias, como por exemplo: testículos, ovários, garganta, bexiga, esôfago, entre outros.

Ela age diretamente no DNA, estabelecendo uma ligação com duas bases de Guanina (figura 1), inibindo a transcrição e replicação.


Cisplatina

Figura 1. Ação da cisplatnina.

Sobre a Quimioterapia

Usada desde a década de 1940 no combate ao câncer, a quimioterapia é composta de um coquetel de medicamentos que busca impedir a proliferação rápida e desordenada das células doentes. Os remédios são aplicados em conjunto, pois cada um age numa etapa diferente do crescimento das estruturas cancerosas. O tratamento tem duração variável, dependendo do tipo de tumor, e pode ser administrado de várias formas, desde via oral até intravenosa. Seja como for, as drogas quimioterápicas são carregadas pelo sangue para todas as partes do corpo, combatendo as células do câncer ao mesmo tempo em que impedem que elas se espalhem pelo organismo.

Os principais efeitos colaterais da quimio no corpo são:

Queda de cabelo: como as células do cabelo se renovam sempre, e depressa, são identificadas pelos quimioterápicos como se fossem células tumorais. Por isso, em geral os pacientes ficam carecas;

Náuseas e aftas: as células das mucosas também se multiplicam constantemente, e acabam levando chumbo. O trato digestivo é afetado, provocando náuseas e vômitos, e é comum surgirem aftas na boca

Anemia e hemorragia: outras que sofrem são as células do sangue. As drogas matam hemácias, causando anemia, e glóbulos brancos e plaquetas, fragilizando o sistema imunológico e a capacidade de cicatrização.

Fonte:

1.Imagem Molécula< br/> http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisplatina
acessado em 19/07/2013

2.Como funciona a quimioterapia
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-quimioterapia
acessado em 19/07/2013