Menu
Ácido Lático


C3H6O3

O ácido láctico ou lático (do latim lac, lactis, leite), é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C3H6O3. Pela nomenclatura IUPAC é conhecido como ácido 2-hidroxipropanóico ou ácido a-hidroxipropanóico. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido. Foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, no leite coalhado.


Ácido Lático

Além da fermentação láctica, o ácido láctico também pode se formar nos músculos durante o trabalho muscular intenso surgindo como o produto final da glucólise anaeróbica, por redução do ácido pirúvico. É a acumulação de ácido láctico que provoca as dores musculares e as cãibras após exercício físico mais forte.

Artificialmente pode ser obtido pela fermentação láctica do amido dos cereais e batatas com o auxílio de bactérias lácticas, podendo também ser sintetizado por oxidação de propano-1,2-diol.

Na indústria, o ácido láctico aplica-se no curtimento de peles na indústria dos curtumes, como anti-séptico na medicina, como conservante e acidificante na indústria alimentar e como componente de fermento químico. Os seus ésteres (denominados de lactatos) são utilizados como solventes técnicos.

Fonte:

Fonte 1 - Imagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_l%C3%A1ctico
acessado em 20/07/12

Fonte 2 - Texto
http://www.knoow.net/ciencterravida/biologia/acidolactico.htm
acessado em 20/07/12

Fonte 3 -
http://super.abril.com.br/esporte/como-eliminar-acido-latico-causado-exercicios-fisicos-488409.shtml
acessado em 20/07/12