Menu
Ácido Úrico

C5H4N4O3

O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. É encontrado na urina em pequenas quantidades (o produto de excreção principal é a uréia). Em alguns animais, como aves e répteis é o principal produto de eliminação, e é expulso com as fezes. O alto teor de nitrogênio no ácido úrico é a razão pelo qual o guano é tão valioso como fertilizante na agricultura.


Ácido Úrico

No sangue humano, a concentração de ácido úrico entre 3,6 e 8,3 mg/dL é considerada normal pela Associação Médica Americana, podendo ser encontrado em níveis mais baixos nos vegetarianos.

É uma molécula um tanto insolúvel, e se estiver em grande quantidade circulando pelo corpo, os problemas aparecem. Desta forma, pode acontecer de acumular em várias partes do corpo, em muitos casos inicia no dedão do pé. Pode gerar a inflamação de articulação chamada de gota ou artrite gotosa. Pode ser desencadeada por traumas, abuso de alimentos ricos em purina ou álcool, cirurgia, fadiga, estresse emocional ou estresse decorrente de certas doenças como, por exemplo, infecção, ou arteriopatia

A dor aguda, às vezes noturna, em uma articulação em geral é o primeiro sintoma. Torna-se progressivamente mais intensa e insuportável. Os sinais assemelham-se ao de uma infecção aguda com edema, aumento de sensibilidade e de temperatura local e eritema. A pele é tensa, quente, lustrosa, vermelha ou púrpura. A articulação do hálux (dedo maior do pé) é mais frequentemente acometida, e a seguir, dorso do pé, tornozelo, joelho, punho e cotovelo. No quadro agudo pode ocorrer taquicardia, calafrios e mal-estar geral.


Ácido Úrico

A saturação de ácido úrico no sangue humano pode dar lugar a um tipo de cálculo renal quando o ácido cristaliza nos rins. Uma considerável porcentagem de enfermos com gota apresentam cálculos renais do tipo úrico.

Fonte:

http://www.checkup.med.br/colesterol/node/116

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday