Menu
Octoato de cobalto


C16H30CoO4

É um composto organomineral utilizad0 como agente secante. Secantes são importantes para acelerar o processo de secagem de tintas e esmaltes, atuando portanto como catalisadores. Melhoram a secagem ao toque e intensificam brilho do filme seco.


Octoato de cobalto

O acelerador de cobalto é uma solução a 6% de sais de cobalto em solvente alifático. Os mais utilizados são o naftenato e o octoato de cobalto.


Octoato de cobalto

O acelerador de cobalto é um forte redutor que em contato com o peróxido orgânico, provoca uma forte reação de oxi-redução, fornecendo grande energia de reação para a catálise das resinas poliésteres insaturadas. É comumente utilizado em conjunto com o peróxido de metil etil cetona, em resinas poliésteres insaturado e em resinas epóxi éster vinílicas.

Principais perigos:

•Produto teratogênico: em caso de exposição crônica pode causar anormalidades fetais. Grávidas expostas a concentrações acima do limite de tolerância podem apresentar ameaça de aborto.

•Pode causar irritação na boca e garganta, distúrbios gastrointestinais, dores de cabeça, fraqueza, desmaios e náuseas.

•Olhos: pode causar queimadura ou irritação e conjuntivite química.

•Pode causar irritação na garganta e nariz, vias respiratórias, náuseas, dores de cabeça, hemorragia pulmonar, perda de consciência.

•Pele: pode causar ressecamento, irritações e dermatite de contato.

•Líquido inflamável: quando aquecido acima do seu ponto de fulgor, este material liberará vapores tóxicos e flamejantes, podendo queimar-se em área aberta se exposto a uma fonte de ignição.

Fonte:

1.Imagem Molécula
http://www.estervinilica.com.br/cobalto.htm
acessado em 01/04/2014

2.Imagem Molécula 3D
http://www.daltomare.com.br/index.php?menu=11&id=544
acessado em 01/04/2014

3.Reação e Imagem Galinho do tempo
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/FISPQ/POR/TL/10004546.pdf
acessado em 01/04/2014