Menu
Galena


PbS


PbS

Galena é um mineral composto de sulfeto de chumbo (II), e o mais importante dos minérios do chumbo e praticamente o único. Cristaliza no sistema cúbico (figura 1), quase sempre em octaedros. Tem cor de chumbo, com um brilho metálico intenso e densidade 7,5. É geralmente encontrado em companhia de quartzo, esfalerita e fluorita. A palavra “galena” é derivada de “galene”, um termo grego que significa “minério de chumbo”.


PbS

Figura 1. Estrutura Cristalina Cúbica da Galena (1).

A galena é um semicondutor natural e assim o precursor de todos os aparelhos eletrônicos (telefones, TVs, GPS, sistemas de navegação, bem como todos os tipos de equipamentos médicos). É bastante conhecida entre os aficionados em eletrônica por propiciar a confecção de um rudimentar receptor de rádio que não utiliza qualquer tipo de fonte de energia externa para funcionar, o rádio de galena.

O rádio de galena é um dos receptores mais simples de modulação AM que se pode construir. Ele utiliza as propriedades semicondutoras do mineral. Demanda uma antena de grande extensão (tipicamente 15 m de fio cru, um circuito ressonante formado por uma bobina em um capacitor, em que um deles é variável (figura 2). Sintonizado na frequência AM de interesse, passando por um circuito retificador (formado pelo diodo de galena) associado com um circuito "passa-baixa" do tipo RC (resistor-capacitor) que filtra as altas frequências. O sinal sintonizado, retificado e filtrado é transmitido diretamente a um transdutor de alta impedância do tipo transdutor de cristal como monofone (alto-falante). O rádio de galena não necessita de fonte de energia para produzir som audível no monofone, pois toda a energia é captada pela antena de grandes dimensões, tipicamente de 1/2, 1/4 e 1/8 do comprimento de onda a ser sintonizado.


PbS

Figura 2. Esquema Elétrico do Rádio de Galena (2).

Importante! Galena contém chumbo, por isso deve sempre lavar as mãos depois de manuseá-lo.
Não inalar o pó enquanto quebrá-lo.
Nunca lamber a galena.

Fonte:

1.Imagem Galena
http://www.geo-logic.org/Minerology/Identifying%20Minerals/Luster%20Grid.htm
acessado em 26/03/2013

2.Imagem Esquema Elétrico Rádio de Galena
http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_de_galena
acessado em 27/03/2013

3. Imagem molécula
http://www.las.inpe.br/~cesar/Infrared/pbsnte.htm
acessado em 26/03/2013

4. BRANCO, Pércio de Moraes. Dicionário de Mineralogia e Gemologia, São Paulo, Oficina de Textos, 608 p. 2008.