Menu
Benzofenona


C13H10O

A benzofenona é uma cetona aromática, de aparência cristalina branca com odor de rosas, insolúvel em água, ponto de fusão 47,9 °C e ponto de ebulição 305-306 °C.


Benzofenona

Essa substância age como filtro óptico pois ela é capaz de utilizar a energia da radiação UV para se excitar e na volta para o estado fundamentalela dissipa essa energia em forma de calor para o ambiente ao invés de emitir radiação. Assim, a benzofenona é usada em produtos como perfumes e sabonetes para prevenir que a luz ultravioleta degrade o odor e a cor desses produtos. Ela também pode ser adicionada a embalagens plásticas para estas bloquearem os raios UV protegendo o produto em seu interior, além de ser componente dos filtros solares.

As benzofenonas começaram a ser utilizadas como filtros solares no final da década de 50. A benzofenona-3 (BZ-3) (2-hidroxi-4-metoxibenzofenona) ou oxibenzona, um composto lipofílico, é o mais utilizado dessa categoria nos Estados Unidos e no Brasil.

Um número crescente de produtos químicos presentes no ambiente são suspeitos de atuarem como disruptores endócrinos – em inglês:endocrine disruptors (EDs) - causando distúrbios na síntese, secreção, transporte, ligação, ação ou eliminação de hormônios endógenos. Interferem, portanto, no metabolismo, na diferenciação sexual e na função reprodutiva, tanto em animais como seres humanos. Os filtros deradiação ultravioleta (UV) representam uma nova classe de substâncias ativas como EDs, sendo o pricipal efeito o câncer.

Sabe-se que as pessoas podem ter reações alérgicas a certos ingredientes dos filtros solares, particularmente à benzofenona. Não há certeza sobre qual quantidade de benzofenona entra na corrente sanguínea por absorção dérmica mas traços da substância podem ser encontrados na urina após o uso do filtro solar.

Fonte:

Fonte 1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Benzofenona
acessado em 31/03/2012

SANTOS, Vinícius Machado. PREPARAÇÃO DE FILTROS SOLARES EM NANOSISTEMA VISANDO À MAIOR AÇÃO PROTETORA. Tese de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ. 2007. Disponível em: http://teses.ufrj.br/FF_M/ViniciusMachadoSantos.pdf acessado em 31/03/2012.

RÓTOLI, Beatriz Octaviano Inhauser; SOUZA, Cláudia Maria; BUENO, Gabriela Egerland; SANCHEZ, Sabrina Vieira e BALISTA, Vinícius Sousa. Benzofenona-3. Trabalho de Conclusão de Curso. Campinas-SP: Centro Paula Souza. 2012.