Menu
Oxitetraciclina

C22H24N2O2

É uma molécula de função mista, com predominância do grupo amina. É um antibiótico de largo-espectro de eficácia contra infecções por bactérias gram-positivas e gram-negativas.


Oxitetraciclina

Foi descoberto pelo Laboratório Pfizer em amostras de solo que continham os actinomicetos Streptomyces rimosus . Em 1953 o bioquímico Robert Burns Woodward estudou a estrutura química da Oxitetraciclina permitindo que a Pfizer produzisse o medicamento em larga escala com o nome comercial de Terraciclina. Os estudos de Woodward na descoberta da estrutura química da oxitetraciclina foram importantes para a descoberta de novos antibióticos derivados como a Doxiciclina, um dos antibióticas mais populares da atualidade.

Na medicina veterinária a oxitetraticlina é utilizada principalmente na avicultura e na criação no gado. Na avicultura é utilizada para tratar doenças causadas por Mycoplasma gallisepticum (doença respiratória cônica das aves), Mycoplasma synoviae, Escherichia coli, Salmonella spp, Haemophillus spp, Clostridium spp.

Uma das preocupações a respeito do uso da oxitetraciclina em animais destinado ao abate ou à produção de leite (produção de alimentos em geral) visa controlar a presença desse antibiótico nos alimentos destinados ao consumo humano.

É uma substância que causa malefícios tanto ao animal quanto ao homem. Se os métodos de criação e abate desses animais não fosse de forma brutal e confinamento, eles não ficariam tão doentes e não precisariam desses medicamentos...temos que repensar nossa sociedade.....

Fonte:

http://www4.anvisa.gov.br/AGROSIA/asp/frm_dados_ingrediente.asp?iVarAux=1&CodIng=64

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxitetraciclina

http://www.grupocultivar.com.br/artigos/artigo.asp?id=301