Menu
2,6 Dimetilpirazina

C4H8N2

Essa pequena molécula, com dois grupos aminas, é uma das presentes no chocolate. O chocolate é uma mistura de vanilina, açúcar, manteiga de cacao e a 2,6-dimetilpirazina.


2,6 Dimetilpirazina

O chocolate é extraído das sementes do cacau (Theobroma cacao). O fruto maduro não tem sabor de chocolate, após fermentadas e torradas é que esses sementes dão cor e sabor característico. A manteiga de cacao é obtida na fase em que as sementes são prensadas e moídas. O consumo do chocolate está relacionado com a sensação de prazer, pois quando comemos um bombom, por exemplo, aumenta a produção de serotonina, que é o hormônio da felicidade.

Hoje no mercado encontramos vários tipos: - Chocolate ao leite: mistura de cacao, açúcar, manteiga de cacau e leite; - Chocolate meio amargo: apresenta maior porcentagem de cacau; - Chocolate branco: quimicamente não é considerado chocolate, pois não têm cacau (2,6-dimetilpirazina), apenas manteiga de cacau e açúcar; - Chocolate hidrogenado: não tem a manteiga de cacao, no lugar é utilizado uma gordura vegetal hidrogenada. É aquele chocolate que gruda no céu da boca!

Fonte:

Confira mais informações no artigo: A Química do Chocolate